top of page
Buscar
  • Foto do escritorrosangela f. silva silva

Passado, presente e futuro



A harmonia entre os diferentes tempos da vida é essencial. Quando vivemos sem esse equilíbrio, o passado pode atrapalhar o futuro, o presente pode ser comprometido pelo passado, os sentimentos atuais podem interferir na percepção do que ficou para trás e no que vamos fazer daqui para frente, e assim por diante. Em todas estas distorções, quem mais sofre é você.


O ideal é que mantenhamos conosco as boas memórias, mas sem fingir que aquilo que não foi tão bom não aconteceu. Das experiências desagradáveis ou dolorosas devemos extrair os ensinamentos e aprendizados. Com isto, podemos inclusive trabalhar o perdão e a gratidão, trazendo para o tempo presente uma sensação de paz interior, por abandonar uma dor que aconteceu, mas passou. O passado pode ser visto como uma escola, um tempo de aquisição de experiências que, se olhado com o devido desprendimento, pode permitir o rompimento de algumas crenças limitantes, que atrapalham nosso presente.

Já o futuro pode ser almejado sem o véu turvo do medo e das expectativas negativas que podem se alimentar de traumas vividos no passado ou no presente e que, se não são trabalhados internamente, podem atrapalhar nossas decisões e os acontecimentos que ainda virão. Manter o foco nos pensamentos positivos é estar em dia com suas emoções e com as possibilidades que o futuro possa oferecer.


Sentir os tempos em seus devidos lugares é essencial para a felicidade do ser humano. É importante encontrar um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro, para que você possa viver da melhor maneira, atribuindo o devido valor os fatos e emoções, em seus respectivos tempos, para que se possa, especialmente, aproveitar o presente - o tempo em que você de fato está.


Se você sente que esta divisão não está clara internamente, procure a psicoterapia. Não perca a oportunidade de aproveitar mais o momento atual, afastando a ansiedade de querer saber e controlar exatamente como será o futuro, e evitando também manter-se preso a histórias do passado, que a ele pertencem. Viva o agora! Agende sua consulta.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page