top of page
Buscar
  • Foto do escritorrosangela f. silva silva

Emoções e Sentimentos, qual a diferença?

Atualizado: 25 de fev. de 2022


É muito comum que as pessoas confundam emoções com sentimentos ou achem que são sinônimos. Mas, na verdade, não são.


A emoção é uma reação instintiva e imediata a um estímulo importante, seja ele bom ou ruim. É algo que mexe com você, sem envolver o seu pensamento. É uma resposta cognitiva automática, neural, geralmente inconsciente.


Ou seja, a emoção gera alguma alteração imediata no corpo, na mente ou no comportamento; é uma reação que pode ativar hormônios, o sistema nervoso autônomo, acelerando os batimentos cardíacos, por exemplo, e até o sistema musculoesquelético, provocando tensões, expressões faciais ou movimentos espontâneos.


Já o sentimento envolve uma percepção individual e intransferível, uma avaliação consciente de algum acontecimento. É uma construção; é o significado que o cérebro atribui para a experiência fisiológica que a emoção gerou.


As emoções são uma resposta espontânea e imediata que, em termos evolutivos, garantem a nossa sobrevivência. Diante de um fato inesperado, antes mesmo de pensar em como agir, seu corpo reage instintivamente. Por isso, é muito difícil controlar as emoções.


Porém, é possível controlar, em algum grau, os sentimentos diante de uma emoção. É possível trabalhar a mente, para que ela esteja mais consciente sobre o que fazer diante de um gatilho emocional. O sentimento costuma ser influenciado por aspectos que vão além da emoção em si, como as experiências pessoais, as crenças e as memórias. Há um componente consciente, que nos permite tomar "decisões".


Quando se fala em controle emocional, na verdade o que se tenta propor é aprender a controlar o que você sente diante de uma ou outra emoção, aumentando ou diminuindo sua importância e intensidade.

A psicoterapia ajuda a identificar o que costuma disparar as suas emoções, para que, entendendo como eles surgem, você possa equilibrar melhor os seus sentimentos. É um belo caminho de autoconhecimento, que melhora a forma como você lida com o mundo à sua volta e com os efeitos que ele tem sobre você.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page