top of page
Buscar
  • Foto do escritorrosangela f. silva silva

Transtorno de ansiedade na infância

Atualizado: 25 de fev. de 2022

TAG - Transtorno de ansiedade generalizada e TDAH - Transtorno de déficit de atenção


Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizada por uma preocupação excessiva medo/ e ou sentimentos de pânico. Crianças com esse transtorno geralmente tem dificuldade de concentração, sono conturbado, tensão muscular, irritabilidade. Estes sintomas simultâneos ao transtorno interferem de forma significativa na aprendizagem.


TAG e TDAH

Este transtorno mental faz com que ela tenha pensamentos negativos e uma série de desencadeamentos de sintomas fisiológicos e emocionais que podem prejudicar a vida social e rotina. Os transtornos de ansiedade Além disso, podem aumentar a chance de desencadear doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, além de ganho de peso, gordura abdominal e aumento da pressão arterial.

Geralmente a intensidade do sintoma físico pode variar dependendo do grau e do estado de cada pessoa. Esses sintomas podem ser tão intensos que, muitas vezes, as pessoas buscam ajuda médica acreditando estar com problemas no coração ou em algum outro órgão.

TAG e TDAH pode ocorrer em adultos e crianças.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é considerado um dos Transtornos de Ansiedade.

É caracterizado por preocupação excessivas, crônicas, persistentes e invasivas e são frequentemente acompanhadas por sintomas físicos ou mentais de ansiedade como: dificuldade de controlar a preocupação, nervosismo excessivo, cansaço físico, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, não tenha um sono satisfatório (dificuldade em dormir, sonho inquieto, acorda várias vezes à noite).


Normalmente, os sintomas de ansiedade e preocupação ocorrem em relação a diversos eventos e atividades. Causam prejuízos social, profissional e na qualidade de vida da pessoa, principalmente, por que há um alto nível de comorbidade com outros transtornos psiquiátricos.


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH pode ter predomínio em desatenção ou hiperatividade ou impulsividade ou ser combinado.


Pode gerar dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como baixo desempenho escolar, ocupacional e outros problemas de saúde mental.


As pessoas com TDAH têm, frequentemente, dificuldade em atender solicitações, manter a atenção e persistência nas suas atividades de um modo geral, muitas vezes não conseguindo concluí-las. São inquietas e distraídas. Reluta em dedicar-se às tarefas prolongadas ou que exigem capacidade mental.


De modo geral, não conseguem ficar paradas quando estão sentadas, remexendo-se muito na cadeira. Seus movimentos são bruscos e excessivos. Estão sempre falando e correndo em excesso, tudo é demais.


Erram por descuido. Não ouvem as solicitações dos outros. Interrompem os outros e não têm paciência de esperar sua vez. Esquecem-se com muita frequência de seus compromissos. Outros estímulos que não são relevantes para aquele momento podem tirar sua atenção.


Apesar de o TAG e o TDAH serem transtornos psiquiátricos têm características bem diferenciadas e específicas.

TAG pode ser confundido com o TDHA (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), pois no TDAH as crianças podem se mostrar inquietas dificuldade de concentração, entre outros. O tratamento indicado é a Psicoterapia (Em especial a terapia cognitivo comportamental).


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page