top of page
Buscar
  • Foto do escritorrosangela f. silva silva

Autoconhecimento e seus benefícios

O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos.


O autoconhecimento é uma investigação de si próprio, um processo de desenvolvimento no qual se busca um caminho de realização com o objetivo de tornar-se melhor, através de uma atitude de introspecção, um olhar para dentro, e assim, entrar em contato com as virtudes e defeitos, com as forças e as fraquezas, pensamentos, crenças, sentimentos e emoções, e assim, compreender a verdadeira essência. Contribui também, para a percepção de como os outros nos vêem e como nos encaixamos no mundo em que vivemos. Então, podemos dizer que o autoconhecimento nos permite melhorar nossa relação com nós mesmos e com o mundo.



A importância do autoconhecimento

Conhecer-se é de suma importância para assumir o controle das nossas emoções e consequentemente das nossas vidas. Ao desenvolvermos o autoconhecimento temos condições de estabelecer com maior clareza nossas metas, objetivos e propósitos. Contribui para entender suas emoções e lidar melhor com elas, a auto observação em relação as suas emoções básicas e como elas se manifestam.


O principal aprendizado do autoconhecimento acontece quando você aceita sentir e falar sobre suas dores, medos, inseguranças, sobre emoções negativas, sua vulnerabilidade, ou seja, se colocar em um espaço de exposição emocional é o que faz ter emoções mais profundas e transparentes, é mais difícil se conectar com pessoas que não mostram nenhuma emoção seja por fracasso ou vitória, pessoas que se mostram muito perfeitas são "inatingíveis", ao se comunicar precisa ter empatia que é a capacidade de enxergar as situações através das perspectivas de outras pessoas, que é um dos principais componentes da inteligência emocional, uma das grandes responsáveis de conexões profundas com as pessoas.



Como funciona o processo de autoconhecimento

O processo de autoconhecimento nos permite conhecermos nossa essência, usarmos a energia de forma mais produtiva, alcançando mais satisfação e realização em todos os campos da vida. Conheça-se e perceberá o quanto pode ser mais produtivo, criativo, realizado e feliz.

Existem hoje várias ferramentas de autoconhecimento, podemos saber quais são os valores que nos motivam, quais são nossas características de liderança, inteligência emocional, nosso perfil comportamental, cerebral entre outros.

Concluindo, desenvolver o autoconhecimento contribui em todas as áreas e propicia o encontro do propósito na vida e com certeza, pode te levar em direção a felicidade genuína profunda e significativa.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page